segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Plano de curso historia

PLANOS DE CURSOS
- Ensino Fundamental História - Objetivos dos Cursos - Ensino FundamentalO Ensino Fundamental, através de conteúdos, metodologias e formas de acompanhamento e avaliação visa a que o aluno, ao final dos Ciclos I e II, seja capaz de:- compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civís e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;- posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;- conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao país;- conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, crenças, sexo, etnia ou outras características individuais e sociais;- perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para melhoria do meio ambiente;- desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;- conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação a sua saúde e à saúde coletiva;- utilizar as diferentes linguagens - verbal, musical, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;- saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;- questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolve-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

HistóriaLevar o aluno a:- reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a coletividade estabelece ou estabeleceu, no presente e no passado;- identificar as ascendências e descendências das pessoas que pertencem à sua localidade, quanto a nacionalidade, etnia, língua, religião e costumes, contextualizando seus deslocamentos e confrontos culturais e étnicos em diversos momentos históricos nacionais;- identificar as relações de poder estabelecidas entre sua localidade e os demais centros políticos, econômicos e culturais em diferentes tempos.



Quinta Série

História- introduzir conceitos de diferenças sociais;- mostrar a importância da vida em sociedade para o ser humano; destacar que a vida social implica na existência de regras sociais;- mostrar a importância do ensino de História, trabalhar a noção de tempo; familiarizar o aluno com o uso da cronologia e com as divisões utilizadas na contagem do tempo;- mostrar a importância das grandes navegações para o descobrimento do Brasil;- mostrar a submissão e a destruição das culturas indígenas e o papel da igreja católica na submissão dos índios;- mostrar como foi administrada a colônia brasileira no início do descobrimento;- mostrar as primeiras atividades econômicas no Brasil;- conhecer e identificar as comunidades, seus hábitos e costumes; relacionar, comparar modos de vida e organização de cada comunidade;- atualidade: fazer com que o aluno conheça seus direitos e deveres e que com isso tenha senso crítico com relação à realidade brasileira.

Sexta Série

HistóriaLevar o aluno ao entendimento de:- caracterizar as transformações ocorridas na agricultura européia durante a Baixa Idade Média;- renascimento urbano; fatores da expansão comercial européia dos séculos 14 e 15; mostrar o papel relevante de Portugal na expansão marítima, destacar os fatores do pioneirismo português na expansão marítima européia; mostrar as principais características das comunidades indígenas do Brasil; contato entre a cultura européia e as culturas indígenas; relacionar as medidas tomadas pela Coroa portuguesa para o Brasil; submissão e destruição das culturas asteca e inca; relacionar a colonização do Brasil com a conjuntura econômica e as estruturas de poder.

Sétima Série

História- explicar os motivos que levaram os cafeicultores do oeste paulista a romperem com a monarquia;- identificar os motivos que levaram à divulgação do pensamento republicano;- identificar a participação dos militares na proclamação da República;- determinar o período republicano conhecido como república espada;- conhecer os fatores que provocaram a crise do encilhamento e seus resultados;- caracterizar a Primeira Constituição Republicana;- identificar os motivos que levaram à renúncia de Deodoro;- identificar o significado da cafeicultura para os primeiros anos do período republicano;- caracterizar a indústria brasileira nos primeiros anos da república;- definir a política do café-com-leite.- caracterizar as rebeldias sociais de caráter messiânico;- as rebeliões sociais-urbanas;- Conhecer os motivos que levaram à Revolta da Chibata e à Revolta da Vacina;- Identificar São Paulo como principal centro industrial do Brasil;- Caracterizar o movimento que gerou a "semana de arte moderna" de 22 e o seu significado;- Conhecer como se formou o Partido Comunista Brasileiro;- Conhecer os fatores que levaram à Revolução de 30, que derrubou a política da república oligárquica;- Conhecer os principais acontecimentos do governo provisório de Getúlio Vargas.

Oitava Série

HistóriaLevar o aluno a:- identificar a expansão da Revolução Industrial;- caracterizar o capitalismo financeiro e monopolista;- identificar as principais correntes ideológicas surgidas nessa época;- caracterizar a restauração absolutista;- caracterizar os choques entre liberais e absolutistas;- identificar os motivos que levaram às revoluções liberais na França;- conhecer as raízes da "paz armada";- conhecer os motivos que levaram ao colonialismo no século 19;- caracterizar neocolonialismo;- identificar os domínios europeus na África e na Ásia;- conhecer os efeitos do Imperialismo;- conhecer o cenário da Guerra: a Primeira Grande Guerra;- identificar os motivos que levaram à Primeira Grande Guerra Mundial;- reconhecer a política expansionista da Alemanha como importante fator para a guerra;- identificar os efeitos da guerra;- identificar os principais conflitos da Guerra Fria.

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